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Avião Solar Impulse 2 pousa no Egito, penúltima etapa da volta ao mundo

A aeronave que pesa 1,5 tonelada e tem a mesma envergadura de um Boeing 747, voa a uma velocidade média de 50 km/h graças às baterias que armazenam a energia solar captada por células fotovoltaicas instaladas nas asas



Borschberg foi recebido com aplausos por sua equipe no aeroporto. Ao desembarcar ele abraçou o compatriota Bertrand Piccard, com o qual pilota o Solar Impulse 2 em sistema de rodízio há mais de um ano. Piccard será o comandante do avião em sua última etapa, com destino a Abu Dhabi. "Tiramos cochilos de 20 minutos. Fazemos exercícios na cabine, meia hora pela manhã e pela tarde. Se não fosse assim, após alguns dias não conseguiríamos mover os braços ou pernas", explicou Piccard no aeroporto do Cairo.

"Quando você passa vários dias no ar tem a impressão de estar em um filme de ficção científica: você vê o sol, os motores que funcionam durante dias sem combustível", completou. "Parece um milagre, mas é a realidade atual. Isto é o que podemos fazer com as novas tecnologias".

Durante a volta ao mundo iniciada há 16 meses, o Solar Impulse 2 fez escalas em Mascate (Omaã), Ahmedabad e Varanasi (Índia), Mandalay (Mianmar), Chongqing e Nanjing (China), Nagoya (Japão) e Havaí (EUA). No Havaí, a aeronave teve que fazer uma longa escala técnica de quase 10 meses para o reparo de algumas baterias, danificadas na primeira etapa de seu voo sobre o Pacífico, que durou cinco dias entre Nagoya e o arquipélago americano.

Depois do reparo, o Solar Impulse 2 partiu do Havaí e fez algumas escalas nos Estados Unidos, em São Franscisco, Phoenix, Tulsa, Dayton, Lehigh Valley e Nova York
Na segunda-feira 20 de junho o avião decolou com destino a Sevilha, onde pousou após uma viagem de 71 horas e 8 minutos de voo solitário, sem interrupção.