Jornal Correio Braziliense

Mundo

Coreia do Norte testa míssil balístico lançado de submarino

País já havia testado um SLBM em 23 de abril deste ano, em um tiro saudado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-Un

A Coreia do Norte testou, neste sábado (9/7), o que parece ser um míssil balístico lançado de submarino (SLBM), a partir de sua costa leste, informou o ministério da Defesa da Coreia do Sul. "O Norte lançou o que acreditamos ser um SLBM de águas situadas ao largo do porto de Sinpo, por volta das 11H30 (22H30 de sexta em Brasília)", declarou o ministério da Defesa em um comunicado.

O ministério não deu mais informações sobre o lançamento. A Coreia do Norte já havia testado um SLBM no dia 23 de abril passado, em um tiro saudado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-Un, como um "sucesso revelador" da capacidade de Pyongyang de atingir Seul e os Estados Unidos quando desejar.

O lançamento deste sábado ocorre um dia após Washington e Seul anunciarem um acordo para a instalação de um escudo antimísseis na Coreia do Sul diante da multiplicação de ameaças procedentes dos norte-coreanos.

Leia mais notícias em Mundo

O sistema THAAD lança mísseis concebidos para interceptar e destruir mísseis balísticos quando ainda se encontram em elevada altitude.

O ministério norte-coreano das Relações Exteriores afirmou na sexta-feira que as sanções financeiras adotadas por Washington contra Kim Jong-un equivalem a uma "declaração de guerra aberta", e prometeu retaliar.

A tensão não para de aumentar na península coreana desde o quarto teste nuclear de Pyongyang, em 6 de janeiro. O regime de Kim Jong-un multiplicou os disparos de mísseis e, de acordo com analistas, avança para produzir um míssil intercontinental com capacidade de levar uma ogiva nuclear até o continente americano.