A França considera "impossível" concluir este ano um acordo de livre comércio entre União Europeia e Estados Unidos, afirmou à AFP o secretário de Estado de Comércio Exterior, Mathias Fekl. "Penso que um acordo em 2016 é impossível e todo mundo sabe muito bem", disse o secretário.
"Hoje continuamos esperando tantas ofertas sérias da parte dos Estados Unidos que não há nenhuma possibilidade de que as coisas sejam concluídas antes do fim do governo Obama", completou Fekl. A eleição presidencial dos Estados Unidos acontecerá em novembro e Barack Obama deixará o cargo em janeiro de 2017.
"Em uma negociação não há nada pior que começar dizendo ;queremos concluir a qualquer preço;", declarou Fekl, que prefere "um bom acordo, um acordo exigente com coisas positivas para o emprego na França e para os trabalhadores". "Não serei eu o secretário de Estado de Comércio Exterior que vai ao Parlamento vender a qualquer preço um acordo que considere ruim ou insatisfatório para nosso país".
Apesar da oposição de Paris e da incerteza criada pelo Brexit, o governo dos Estados Unidos repetiu na semana passada que deseja concluir até o fim do ano as negociações com a UE sobre o acordo transatlântico de livre comércio, conhecido como TTIP ou Tafta.