Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA vão cumprir promessa de acolher 10.000 refugiados sírios

Citando a crise humanitária causada pela guerra civil na Síria, o presidente Barack Obama pediu aos americanos que acolhessem mais refugiados sírios no ano fiscal de 2016, que termina em 30 de setembro


Washington, Estados Unidos - Os Estados Unidos estão a caminho de cumprir sua promessa de acolher 10.000 refugiados sírios até 1; de outubro, apesar dos obstáculos administrativos e políticos, garantiu nesta quinta-feira o secretário de Segurança Interior Jeh Johnson.

"Os Estados Unidos acabam de ultrapassar a marca de 5.000" refugiados sírios e entre 5.000 e 6.000 outras solicitações foram "aprovadas". "Portanto, acredito que vamos ultrapassar a barra dos 10.000" refugiados, disse Johnson a um comitê do Senado.


Citando a crise humanitária causada pela guerra civil na Síria, o presidente Barack Obama pediu aos americanos que acolhessem mais refugiados sírios no ano fiscal de 2016, que termina em 30 de setembro.

Mas os obstáculos administrativos, as dúvidas expressas sobre os critérios de aceitação e até mesmo iniciativas apresentadas ao Congresso para reduzir a imigração, atrasaram o processo.