Jornal Correio Braziliense

Mundo

França: após fortes chuvas, rio Sena tem maior cheia dos últimos 30 anos

Em Paris, foram colocadas barreiras de emergência às margens do rio Sena e muitas pontes tiveram que ser interditadas, assim como as pistas que margeiam o rio



;Com o dilúvio, foi decretado no Sena alerta laranja na quinta-feira (2) de manhã e, em seguida, esse alerta laranja foi estendido para Paris. O pico de cheia é esperado em Paris na noite desta sexta-feira (3/6), para 6,30 metros ou 6,50 metros, no pior dos cenários", diz o alerta.

De acordo com o comunicado, esse nível deve "permanecer relativamente estável ao longo do fim de semana", quando deve começar a baixar. A expectativa do governo, no entanto, é de que o declínio seja mais lento do que a elevação do nível das águas.

O presidente francês, François Hollande, anunciou na quinta-feira (2/6) que vai declarar estado de catástrofe natural para as áreas mais afetadas pelo temporal. Até o momento, a França registrou pelo menos duas mortes em decorrência das inundações, segundo a Agence France Presse (AFP).

Os museus Louvre e d;Orsay, ambos em Paris, tiveram que ser fechados para a retirada de obras que estão em áreas inundáveis. O Louvre é o museu mais visitado do mundo e recebe nove milhões de visitantes por ano.