O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, se reunirá em junho com o presidente russo, Vladimir Putin, disse seu porta-voz nesta segunda-feira (30/5), negando qualquer "contradição" com a decisão de estender as sanções à Rússia que a UE deve decidir no fim do próximo mês.
A viagem de Juncker será a primeira à Rússia desde que a União Europeia e os Estados Unidos impuseram sanções a Moscou após a anexação da Crimeia e pelo conflito na Ucrânia em 2014.
"Posso confirmar que o presidente Juncker foi convidado e planeja participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo em 16 de junho", disse o porta-voz Margaritis Schinas.
Juncker "aproveitará esta oportunidade para transmitir à liderança russa, assim como a uma audiência mais ampla, a visão da UE sobre o estado atual das relações UE-Rússia", acrescentou.
Interrogado sobre uma reunião bilateral com Putin, o porta-voz disse: "Entendemos que o presidente Putin também comparecerá (ao fórum) e acredito que, já que os dois líderes estarão ali, deverão se reunir, estarão assistindo ao mesmo fórum".
Schinas negou qualquer incoerência entre a visita de Juncker e a posição da UE frente à Rússia, quando os líderes da UE devem decidir no fim do mês se estendem as sanções contra a Rússia. "Não vemos uma contradição com a decisão do presidente de comparecer ao Fórum", disse.