Jornal Correio Braziliense

Mundo

Egito e Grécia buscam avião da EgyptAir que desapareceu com 66 a bordo

O avião transportava 56 passageiros, incluindo uma criança e dois bebês, sete tripulantes e três agentes de segurança, informou a companhia

Cairo, Egito - Um avião da EgyptAir que seguia de Paris ao Cairo, com 66 pessoas a bordo, desapareceu dos radares na madrugada desta quinta-feira (19/5) por motivos desconhecidos e está sendo procurado no Mediterrâneo. Egito e Grécia anunciaram operações de busca para tentar localizar o Airbus A320.



Este é mais um anúncio contraditório sobre a existência de uma mensagem de emergência por parte da tripulação do voo MS804 ou de um sinal automático de socorro. O vice-presidente da EgyptAir, Ahmed Adel, afirmou em um primeiro momento que a tripulação não havia enviado nenhum sinal de emergência. Alguns minutos depois, no entanto, um comunicado da EgyptAir afirmava o contrário e um porta-voz destacou que o exército havia captado uma "mensagem de emergência", "menos de 10 minutos antes" do desaparecimento do avião dos radares.

O avião transportava 56 passageiros, incluindo uma criança e dois bebês, sete tripulantes e três agentes de segurança, informou a companhia. No voo estavam 30 egípcios, 15 franceses, dois iraquianos, um britânico, um canadense, um belga, um português, um argelino, um sudanês, um chadiano, um saudita e um kuwaitiano. No aeroporto do Cairo, os parentes dos passageiros foram levados para um local reservado.

O avião decolou do aeroporto Charles de Gaulle de Paris na quarta-feira às 22h45 horário egípcio (17h45 de Brasília). A previsão de pouso no Cairo era 3h05 (22h45 de Brasília). O contato no radar foi perdido quando o avião estava "acima do Mediterrâneo a 280 km da costa egípcia", de acordo com a EgyptAir.

O presidente francês, François Hollande, e seu colega egípcio Abdel Fatah al-Sisi concordaram, em uma conversa telefônica, estabelecer uma "cooperação estreita" para determinar "o mais rápido possível as circunstâncias do desaparecimento", informou o governo da França.