Madrid, Espanha - O partido esquerda radical Podemos estabeleceu uma aliança eleitoral com o rival ;Izquierda Unida; (IU) para uma participação conjunta nas eleições gerais de 26 de junho, com o objetivo de superar o Partido Socialista, segunda maior força política da Espanha.
O acordo será submetido à aprovação das bases dos dois partidos na terça-feira(10/5) e quarta-feira (12/5). Mas os dois partidos, Podemos, fundado em 2014, e IU, coalizão estabelecida ao redor do Partido Comunista, já consideram histórico o "pré-acordo".
[SAIBAMAIS]Tomando como base os resultados das eleições de dezembro, a aliança pode deslocar para a terceira posição o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que recebeu mais de 5,5 milhões de votos. Podemos e seus aliados receberam 5,18 millones e a IU mais de 900 mil.
Mas as pesquisas realizadas desde então apontam uma queda nas intenções de voto do Podemos e um avanço para a IU.
As eleições de dezembro acabaram com a divisão tradicional do Parlamento em dois grandes blocos, conservador e socialista, com o avanço do Podemos e do partido liberal Ciudadanos. Mas os quatro principais partidos da Espanha foram incapazes de formar uma coalizão de governo, o que obrigará os espanhóis a retornar às urnas em junho.