Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente do Eurogrupo quer acordo sobre dívida grega em 24 de maio

Pela primeira vez desde a adoção do plano de resgate de 2015, a questão do alívio da dívida abismal deste país (cerca de 180% do PIB) entra na ordem do dia da reunião extraordinária dos 19 ministros das Finanças

Bruxelas, Bélgica - O presidente da zona do euro, Jeroen Dijsselbloem, declarou nesta segunda-feira (9/5) que espera um acordo sobre a dívida grega em 24 de maio, na próxima reunião dos 19 ministros das Finanças da Eurozona.

"Hoje tivemos um primeiro debate sobre questões de fundo e, em seguida, tentaremos resolver a questão até 24 de maio", afirmou Dijsselbloem ao chegar a uma reunião especial dos ministros das finanças da zona do euro, em Bruxelas. "Os alemães estão relutantes (...) Vamos falar com eles", acrescentou o ministro das Finanças holandês.


Pela primeira vez desde a adoção do plano de resgate de 2015, a questão do alívio da dívida abismal deste país (cerca de 180% do PIB) entra na ordem do dia da reunião extraordinária dos 19 ministros das Finanças. "Este dia é muito importante porque, pela primeira vez, a questão da dívida está na agenda de uma reunião do Eurogrupo", disse o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras no Twitter.

"O alívio da dívida vai criar um clima completamente novo para a economia grega. Isto vai dar oxigênio para as finanças do país", acrescentou. O debate promete ser feroz entre os europeus, mas é um motivo de satisfação para Atenas, que o exigia há tempos e que recebeu o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI).