As estradas do Afeganistão são conhecidas por sua periculosidade e os acidentes fatais são habituais. Em maio, um micro-ônibus capotou em uma estrada da província de Badghis (noroeste) provocando a morte de 18 pessoas. Em abril de 2013, 45 pessoas morreram na colisão de um ônibus com um caminhão-tanque no sul da província de Kandahar.
O Banco Mundial desbloqueou 250 milhões de dólares em novembro para melhorar as estradas que atravessam as montanhas do Hindu Kush, entre Afeganistão e o noroeste do Paquistão. Estas são importantes passagens de circulação para o comércio que costumam ficar fechadas no inverno por culpa da neve.
A insegurança está aumentando no Afeganistão enquanto os talibãs avançam em sua insurreição contra o governo de Cabul, apoiado pelos ocidentais. Os islamitas, que iniciaram sua insurreição em 2001 após a queda do regime, anunciaram o início de sua ofensiva de primavera no dia 12 de abril, chamada de "Operação Omari" em homenagem ao fundador dos talibãs, o Mulá Omar, cuja morte foi anunciada no ano passado.