Ottawa, Canadá - O trânsito de bebidas alcoólicas em todo o Canadá deve ser liberado em breve, após um juiz da província de New Brunswick decidir nesta sexta-feira que as restrições sobre comercialização e transporte são inconstitucionais.
A decisão envolve uma multa imposta a um aposentado por levar bebida alcoólica de Quebec, sua província natal, para New Brunswick, violando legislações que limitam o transporte de bebidas entre regiões a uma garrafa de destilado ou vinho, e a doze garrafas de cerveja.
Gerard Comeau foi multado em 233 dólares em 2012 por transportar 14 caixas de cerveja, duas garrafas de whisky e uma garrafa de licor entre New Brunswick e a vizinha Quebec, onde as bebidas são mais baratas.
O juiz da Corte Provincial destacou que os pais fundadores da confederação canadense sempre tiveram em mente a liberdade do comércio, sem restrições entre as diferentes regiões.
Comeau disse à imprensa ao sair do tribunal que espera receber da polícia suas bebidas para voltar a Quebec e comprar mais. "Depois de três anos, estou com muita sede".