O presidente americano, Barack Obama, partiu nesta terça-feira (19/4) em uma viagem de seis dias na qual fará sua primeira escala na Arábia Saudita para depois seguir para Alemanha e Grã-Bretanha.
Não se espera que Obama receba uma acolhida calorosa na Arábia Saudita, onde terá consultas com seus aliados no Golfo Pérsico sobre os conflitos no Iêmen e na Síria.
Leia mais notícias em Política
O presidente se reunirá com o rei Salman na quarta-feira (21/4) antes de um encontro com o Conselho de Cooperação do Golfo com líderes de Arábia Saudita, Bahrein, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Omã na quinta-feira.
Estas monarquias sentem-se ofendidas pelo tom e pelas ações do presidente americano e agora se mostram impacientes pelo fim de seu governo e sua substituição.
Particularmente, rejeitam o acordo nuclear alcançado com o governo xiita do Irã, que implicou o fim do isolamento da república islâmica e das sanções em troca de concessões em seu programa nuclear.
Obama seguirá, então, para Londres, onde se reunirá com o primeiro-ministro David Cameron dois meses antes do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.
Ele também tem agendado um almoço com a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor.
A primeira-dama, Michelle Obama, se reunirá em Londres com seu marido, informou a Casa Branca.
A escala final da viagem será na Alemanha, onde Obama se reunirá com a chanceler Angela Merkel e discursará na abertura da feira de tecnologia industrial de Hanôver.