Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasileira é presa por tráfico de drogas ao tentar entrar na Austrália

A estudante tinha 8kg de cocaína escondidos no fundo de malas

Austrália - Suellen dos Santos Nascimento, 23 anos, foi presa na manhã desta quinta-feira (14) ao desembarcar em Sydney com 8kg de cocaína escondidos na bagagem.

O jovem vinha de São Paulo e fez uma conexão aérea no Chile. A Polícia Federal australiana suspeitou das atitudes da moça e, após examinar a bagagem com um raio-X e ajuda de cães farejadores, encontrou a substância escondida no fundo de duas malas.

A primeira audiência para julgar Suellen está marcada para a próxima quinta-feira. As leis australianas para tráfico não permitem redução de pena por bom comportamento ou pagamento de fiança e, em caso de estrangeiros como a brasileira, a imediata expulsão do país após o pagar os anos a que for condenado.



Figurinha carimbada
Outros casos semelhantes aconteceram no país. O estado de Queensland emitiu um alerta aos agentes de fronteira em que recomenda maior atenção com brasileiros. A nota afirma que principalmente estudantes estão sendo usados como ;mulas; pelo cartel de drogas sulamericano.

A polícia daquele estado prendeu 16 brasileiros por tráfico em 2014. Os jovens, estudantes e moradores da cidade de Gold Coast, foram condenados a 15 anos de prisão, fora agravantes individuais, por tráfico internacional.