Paris, França - O satélite a caminho de Marte da missão ExoMars enviou suas primeiras imagens do céu e tem "uma saúde excelente", anunciou nesta quinta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA).
Lançado em 14 de março pelo foguete russo Protón, este satélite chamado TGO ficará orbitando ao redor de Marte para estudar os gases em sua atmosfera com a esperança de tentar encontrar sinais de vida.
Junto ao TGO também viaja a Marte um módulo chamado Schiaparelli, que deve pousar na superfície do planeta em 19 de outubro. O objetivo é fazer testes que permitam enviar outra nave no futuro. Desde seu lançamento, os responsáveis por esta missão espacial conjunta entre Europa e Rússia estiveram realizando testes para verificar que tudo funciona bem.
"Todos os sistemas estão ativos e verificados - energia, comunicação, orientação, navegação - e as equipes encarregadas de controlar o voo estão acostumadas a manobrar esta nave sofisticada", indicou Peter Schmitz, responsável pelas operações, em um comunicado da ESA.
A câmera de alta definição do satélite TGO, fabricado na Suíça, enviou há alguns dias suas primeiras imagens do espaço. "São muito tranquilizadoras", disse Nicolas Thomas, o cientista que se ocupa deste instrumento.