Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ao menos 15 aldeões assassinados na Nigéria por pastores fulani

O ataque ocorreu no domingo, quando criadores de gado fulanis tomaram de assalto as localidades de Dori e Messouma

Lagos, Nigéria - Quinze pessoas foram assassinadas e suas casas incendiadas no estado de Taraba, no leste da Nigéria, em confrontos por terras de pasto, anunciou nesta quarta-feira (13/4) a polícia, que acusa pastores da etnia fulani.

O ataque ocorreu no domingo, quando criadores de gado fulanis tomaram de assalto as localidades de Dori e Messouma, explicou à AFP o porta-voz da polícia, Kwaji Joseph.

"Um grupo de 20 pessoas, ao que parece de etnia fulani, atacaram e destruíram as aldeias de Dori e Messouma. Queimaram as casas, razão pela qual os habitantes fugiram às localidades de Mayo-Selbe e Sabon Gida", acrescentou.



"Oito pessoas foram assassinadas em Dori e sete em Mesouma", afirmou o porta-voz, informando que duas pessoas envolvidas foram detidas.

Por sua vez, os meios de comunicação locais elevaram o balanço a 44 mortos e informaram sobre dezenas de casas queimadas. Há anos, são registrados conflitos pelo direito de pastoreio entre os pastores fulani, nômades e muçulmanos, e os agricultores cristãos.