Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cápsula russa Progress chega à Estação Espacial Internacional

Este é o segundo acoplamento obtido por cápsulas Progress, depois de, em abril de 2015, uma cápsula cair sem controle e pegar fogo na atmosfera

A cápsula não tripulada Progress conseguiu se acoplar com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), levando combustível e alimentos aos astronautas, anunciou neste sábado o centro de controle russo encarregado dos voos espaciais.

O acoplamento da Progress MS-02 "ocorreu no horário previsto", declarou o centro de controle à agência russa TASS.

Este é o segundo acoplamento obtido pela família de naves não tripuladas Progress, depois de que, em abril de 2015, uma cápsula caiu sem controle e pegou fogo na atmosfera.

A nave decolou na quinta-feira do cosmódromo de Baikonur, nas estepes do Cazaquistão, levando 2,5 toneladas de alimentos, equipamentos e combustível para os tripulantes da estação orbital.

A próxima missão de abastecimento está prevista para 4 de julho, informou o centro.

Dois cosmonautas russos - Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka -, acompanhados do veterano astronauta americano Jeff Williams, se uniram em 19 de março à tripulação da ISS, composta pelo americano Tim Kopra, o britânico Timothy Peak e o russo Yuri Malenchenko.

Na estação espacial são realizadas centenas de experiências de biologia, biotecnologia e geofísica, que medem efeitos como a microgravidade.