Um total de 14 estudantes de Erasmus de várias nacionalidades morreram na manhã deste domingo (20) quando o ônibus em que estavam chocou-se contra um veículo na autoestrada AP-7, junto a Freginals, em Tarragona, Espanha.
De acordo com o conselheiro de Interior (Administração Interna) do Governo regional da Catalunha, Jordi Jané, outras 30 pessoas ficaram feridas no acidente, quatro delas em estado muito grave. Os feridos foram transportados para o Hospital Verge de la Cinta de Tortosa (Tarragona).
O ônibus acidentado em Freginals pertencente a uma empresa de Mollet del Vall;s (Barcelona) e transportava 57 pessoas: um condutor e estudantes de Erasmus de diversas nacionalidades que regressavam das tradicionais festas de Páscoa em Valência.
O motorista do ônibus sobreviveu ao acidente e está à disposição das autoridades espanholas. Jané disse também que "tudo indica que o acidente se deveu a fatores humanos", mas ressalvou que aguarda as investigações para apurar a causa da colisão.
"Estamos chocados. Sabemos que as vítimas são muito jovens e hoje é um dia muito triste", disse Josep Roncero, prefeito de Freginals (Tarragona), uma povoação de escassos 400 habitantes, uma das primeiras pessoas a chegar ao local.