Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exemplar de 'Mein Kampf' de Hitler é leiloado por mais de US$ 20 mil

O livro, encadernado em couro vermelho, foi descoberto por soldados americanos durante a libertação da capital da Baviera, no sul da Alemanha

Um exemplar de "Mein Kampf", de Adolf Hitler, de propriedade do próprio líder nazista encontrado em seu apartamento em Munique, foi leiloado nesta sexta-feira nos Estados Unidos por 20.655 dólares, informou uma casa de leilões.

O livro, encadernado em couro vermelho, foi descoberto por soldados americanos durante a libertação da capital da Baviera (sul da Alemanha), no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), informou a casa de leilões Alexander Historical Auctions, com sede em Chesapeake City (Maryland, leste).
Leia mais notícias em Mundo
O exemplar era guardado por Hitler provavelmente para uso pessoal ou como presente para um potencial admirador, acrescentou a mesma fonte.

A primeira página contém as assinaturas de onze oficiais americanos de um batalhão de artilharia que estava entre os primeiros a entrar em Munique.

"Do apartamento de Adolph Hitler em Munique, em 2 de maio de 1945", escreveu um dos soldados, seguido de sua assinatura e de seus companheiros.

O valor do livro havia sido estimado entre 12.000 e 15.000 dólares pela casa de leilões.

"Mein Kampf" ("Minha Luta", em português) foi escrito entre 1924 e 1925, quando Hitler estava na cadeia depois do golpe fracassado em Munique, em 1923.

O trabalho foi legalmente reeditado pela primeira vez em janeiro deste ano, ao passar para o domínio público após pertencer ao estado regional da Baviera desde 1945.