Um exemplar de "Mein Kampf", de Adolf Hitler, de propriedade do próprio líder nazista encontrado em seu apartamento em Munique, foi leiloado nesta sexta-feira nos Estados Unidos por 20.655 dólares, informou uma casa de leilões.
O livro, encadernado em couro vermelho, foi descoberto por soldados americanos durante a libertação da capital da Baviera (sul da Alemanha), no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), informou a casa de leilões Alexander Historical Auctions, com sede em Chesapeake City (Maryland, leste).
O exemplar era guardado por Hitler provavelmente para uso pessoal ou como presente para um potencial admirador, acrescentou a mesma fonte.
A primeira página contém as assinaturas de onze oficiais americanos de um batalhão de artilharia que estava entre os primeiros a entrar em Munique.
"Do apartamento de Adolph Hitler em Munique, em 2 de maio de 1945", escreveu um dos soldados, seguido de sua assinatura e de seus companheiros.
O valor do livro havia sido estimado entre 12.000 e 15.000 dólares pela casa de leilões.
"Mein Kampf" ("Minha Luta", em português) foi escrito entre 1924 e 1925, quando Hitler estava na cadeia depois do golpe fracassado em Munique, em 1923.
O trabalho foi legalmente reeditado pela primeira vez em janeiro deste ano, ao passar para o domínio público após pertencer ao estado regional da Baviera desde 1945.