Jornal Correio Braziliense

Mundo

Governo britânico desmente envio de mil militares à Líbia

Militares iriam compor força internacional de pacificação


Londres, Reino Unido - O governo britânico desmentiu na noite desta terça-feira (15) que planeje enviar mil soldados à Líbia para integrar uma força internacional de pacificação de 6 mil homens, como havia informado mais cedo um comitê parlamentar.

[SAIBAMAIS]Os deputados do comitê de Relações Exteriores disseram que durante uma visita ao Egito e à Tunísia souberam que "o Reino Unido planeja contribuir com mil homens de tropas em terra para a força internacional de 6 mil militares que estará na Líbia em um futuro próximo".


O comitê lamenta em uma carta ter tomado conhecimento da decisão durante sua visita, e pede ao ministro da Defesa, Philip Hammond, que dê explicações no Parlamento.

Esta força internacional, que seria liderada pela Itália, serviria para proteger o governo de unidade recém-formado, após cinco anos de caos na Líbia, desde a queda do ditador Muammar Khadafi.

Um porta-voz do governo afirmou em um comunicado que estas informações são "falsas". "Não existe qualquer projeto para ampliar as incursões aéreas na Líbia ou enviar tropas britânicas" terrestres ao país.