A Rússia considerou nesta segunda-feira como "totalmente inaceitáveis" as ameaças norte-coreanas de ataques nucleares preventivos contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos, e chamou uma vez mais todas as partes a "moderação".
"Vemos como totalmente inadmissíveis as declarações públicas %u200B%u200B(da Coreia do Norte) ameaçando os seus adversários com ataques nucleares preventivos", declarou o ministério das Relações Exteriores russo em um comunicado.
"Pyongyang deve perceber que, fazendo isso, a comunidade internacional vai certamente dar as costas e criará uma base jurídica para o uso da força militar contra si", ressalta o comunicado.
A Rússia pede a todas as partes a "dar provas de prudência e moderação" para evitar que a situação degenere em conflito armado na península coreana.
A Coreia do Norte ameaçou realizar ataques nucleares "a cegas" contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos se estes dois países concretizarem os exercícios militares conjuntos planejados a partir desta segunda-feira.
Estas ameaças ocorrem poucos dias depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas impor uma nova série de duras sanções à Coreia do Norte após os últimos testes nucleares e balísticos realizados pelo regime comunista.
A Rússia já havia expressado na sexta-feira sua "profunda preocupação" e pediu "contenção", após a ameaça lançada pela Coreia do Norte.