Jornal Correio Braziliense

Mundo

Bruxelas proporá centralizar pedidos de asilo de toda a União Europeia

Atualmente, os solicitantes de asilo devem fazê-lo no primeiro país da UE que pisarem

Londres, Reino Unido - Bruxelas proporá a centralização dos pedidos de asilo de toda a União Europeia, que enfrenta sua pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial, afirmou no domingo o The Financial Times.

[SAIBAMAIS]A Comissão Europeia apresentará esta proposta no âmbito de uma revisão radical de sua política com os refugiados, que será detalhada no dia 17 de março em uma cúpula dos dirigentes da UE, indica o jornal, que cita um esboço do projeto de reforma.

"Segundo o projeto de reforma consultado pelo The Financial Times, o registro de todos os pedidos de asilo pode ser transferido ao Escritório europeu de apoio em matéria de asilo", uma agência da União Europeia, escreve o jornal britânico.

Atualmente, os solicitantes de asilo devem fazê-lo no primeiro país da UE que pisarem.

Este informe foi divulgado na véspera de uma cúpula europeia em Bruxelas para examinar a crise migratória derivada dos pedidos feitos por 1,2 milhão de pessoas que chegaram em 2015 fugindo da guerra na Síria e da crise em Oriente Médio, Ásia e África.

As tentativas anteriores de dividir os refugiados entre os Estados membros da UE fracassaram ante a negativa de determinados países.