Beirute, Líbano - A oposição síria aceitou participar das negociações de paz auspiciadas pela ONU previstas para esta semana em Genebra, disse à AFP um porta-voz do Alto Comitê de Negociações (ACN).
[SAIBAMAIS]"O Alto Comitê de Negociações aceita ir a Genebra. Está previsto que a delegação chegue na sexta-feira", disse Riad Naassan Agha, um porta-voz do ACN que reúne os grupos mais importantes da rebelião síria.
Nos últimos dias, a oposição havia expressado certa reserva em participar das negociações devido, segundo os porta-vozes, à falta de avanços na ajuda humanitária e às violações da trégua em vigor desde 27 de fevereiro.
"Notamos uma certa diminuição das violações do cessar-fogo nos últimos dias e um avanço no que diz respeito à ajuda humanitária", em particular às cidades sitiadas, disse Riad Naassan Agha.
"Constatamos que há pressões internacionais sobre todas as partes, em particular sobre a Rússia e o regime, para respeitar a trégua", disse o porta-voz.
"O esforço talvez não seja completo, mas é real e esperamos que siga nos próximos dias", acrescentou.
O domingo foi um dia excepcionalmente tranquilo, com poucos bombardeios e combates, nas zonas incluídas pelo acordo de trégua russo-americano.