Jornal Correio Braziliense

Mundo

Donald Trump entra em campanha como 'nota folclórica'

Ele surpreendeu o establishment republicano e firma a posição de favorito para enfentar nas urnas a ex-primeira-dama Hillary Clinton, favorita governista



Trump segue favorito para as próximas primárias e caucus (assembleias) republicanos, e se aproxima cada vez mais de conseguir o número mínimo de delegados para garantir a nomeação do partido na convenção nacional de julho. ;O jeito de Trump de fazer política é uma novidade. Ele entende como ser ousado o suficiente para cativar a audiência e, assim, ganha muito mais atenção da mídia do que a média dos candidatos;, avalia John Llewellyn, especialista em retórica política e professor de comunicação da Wake Forest University, na Carolina do Norte.

O estudioso observa que o bilionário se apresenta como figura forte e assertiva, que cativa o eleitor cansado da polidez dos políticos tradicionais. ;Trump aparece e diz o que quer que venha à cabeça ; ao menos, aparenta ser espontâneo. Ele é muito confiante e transgressor;, descreve. ;Para pessoas que gostam da ideia de ter explicações simples para problemas complexos e que culpam os que estão à margem da sociedade, ele é a resposta;, explica.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.