Depois de quatro estados americanos terem iniciado a corrida pela nomeação dos partidos para as eleições presidenciais, os pré-candidatos democratas e republicanos à Casa Branca participarão do maior teste da etapa das primárias. Amanhã, vários estados vão realizar disputas preliminares em uma maratona de assembleias e votações. A chamada Super Tuesday (Superterça) pode definir os rumos da competição para as eleições gerais de novembro. Se do lado democrata as expectativas são de que a ex-secretária de Estado Hillary Clinton reforce o favoritismo, a briga republicana gira em torno de quem surgirá como possível alternativa para frear o magnata Donald Trump.
Para conquistar a nomeação à eleição presidencial, pré-candidatos republicanos e democratas precisam do apoio de 1.237 e 2.383 delegados, respectivamente. Na Superterça, 595 representantes republicanos e 1.004 democratas estarão em jogo. Os números representam importante parcela dos delegados necessários para vencer a nomeação de ambos os partidos nas convenções nacionais, marcadas para julho ; quando as legendas decidem quem serão os seus concorrentes na eleição geral.
Leia mais notícias em Mundo
Entre os governistas, o senador Bernie Sanders tenta desafiar o favoritismo de Hillary com uma estratégia focada em cinco estados da Superterça ; Colorado, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma e Vermont ; e em estados que realizarão primárias após a data estratégica. Apesar de o senador ter apresentado bons resultados no começo do calendário de primárias, a contagem de delegados não é das mais animadoras para Sanders. Até então, ele conquistou o apoio de 85 representantes contra 544 para Hillary, se considerados os superdelegados que devem dar suporte à candidatura da ex-secretária de Estado.
A democrata chega à Superterça embalada pela vitória esmagadora na Carolina do Sul ; ela venceu a disputa no estado por 74% dos votos, no último sábado ; e pronta para iniciar o embate contra os republicanos mesmo antes da escolha do nomeado opositor. ;Amanhã (domingo), essa campanha vai a nível nacional;, avisou Hillary ao comemorar a vitória na Carolina do Sul.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.