Jornal Correio Braziliense

Mundo

Brasileiros travam guerra com irlandês após piada sobre erro de inglês

Dono de café brincou com brasileiro que confundiu kitchen (cozinha, em inglês) com chicken (frango) na entrevista de emprego. Candidato foi contratado, apesar da gafe

Uma piada feita pelo dono de um restaurante em Dublin, capital da Irlanda, sobre um erro de inglês se tornou o estopim para uma guerra nas redes sociais. Paul Stenson, dono do The White Moose Cafe, entrevistava um candidato brasileiro para o cargo de assistente de cozinha.

;O pobre rapaz, toda vez que queria dizer kitchen (cozinha, em inglês), ele dizia chicken (frango). ;Eu realmente quero ser assistente de frango. Eu gosto de frango.;;, publicou Paul Stenson na conta do estabelecimento no Facebook, no último dia 15. ;Honestamente, eu nunca tive tanta dificuldade para manter minha cara séria em toda a minha vida;, acrescentou.

A brincadeira causou a revolta de dezenas de usuários ; não somente os brasileiros. Eles acusaram o dono do restaurante de xenofobia. ;Você é nojento;, criticou uma usuária na página pessoal de Paul Stenson, que também é proprietário de um hotel na capital irlandesa. O candidato, apesar da gafe, foi contratado.

;Lugar xenófobo;, comentou uma brasileira ao avaliar o The White Moose no Facebook. Este foi apenas uma das 24 opiniões negativas (uma estrela, nota mínima) recebidas pela página do estabelecimento, o que levou Paul Stenson a desafiar os brasileiros a abaixar a nota do restaurante ; superando as mais de 14 mil avaliações positivas ; e tirar ainda mais sarro.

;Aliás, brasileiros, se vocês quiserem que estes comentários negativos tenham qualquer tipo de impacto em nossa pontuação geral, vocês terão de melhorar seu jogo. Temos mais de 14 mil comentários de cinco estrelas (nota máxima). Boa sorte;, postou. E finalizou com outra provocação. ;P.S. É uma pena que vocês nos deem uma estrela e não escrevam texto. Não podemos rir dos seus erros de inglês se vocês não escreverem nada.;

A fisioterapeuta brasileira Stella Mayrink, moradora de Dublin, contou que, em uma hora, houve mil comentários negativos feitos por brasileiros. ;Ele, por isso, tirou a página do ar;, relembrou. ;Disse que precisava dormir e não podia se defender. E ainda se fez de vítima dizendo que os brasileiros não têm senso de humor;, acrescentou. Stenson tem desativado a página do The White Moose constantemente nas duas últimas semanas.

Houve avaliações negativas de brasileiros não somente no Facebook. Em um dos principais sites de viagem que fornecem informações sobre turismo e estabelecimentos, o TripAdvisor, as notas baixas começaram a surtir efeito. ;Como houve várias avaliações negativas em pouco tempo, o site pensou que se tratava de fake e, por isso, apagou todas;, explicou Stella.

O irlandês, então, revidou novamente. E, desta vez, apelou para uma falsa promoção para ironizar os brasileiros. ;Depilação brasileira grátis por cinco estrelas;, anunciou. ;Para contrariar as centenas de críticas negativas deixadas por brasileiros, qualquer um que deixar uma avaliação de cinco estrelas nas próximas 24 horas receberá uma depilação brasileira gratuita aqui no café;, disse. E alfinetou: ;P. S. O procedimento terá lugar no nosso frango.;

Ofensas
Outras provocações de Stenson incitaram ainda mais a revolta dos usuários do Brasil. O irlandês disse, em uma das publicações, que o zika vírus afetou o cérebro da população do país. Além disso, um homem lhe recomendou que não estreitasse laços com os brasileiros por serem ;os melhores contatos para falsos passaportes e golpes;, e o irlandês respondeu: ;E não esqueçam do sexo. Eles são bons para sexo também;. O comentário levou os brasileiros a acusarem Stenson de comportamento sexista, além de xenófobo.

Stenson alterou a foto da conta na rede social e postou uma imagem de Pelé com os dizeres ;Eu amo o branco Moose Cafe;. Ele mudou também a foto de capa por uma do lutador brasileiro José Aldo sendo nocauteado pelo irlandês Conor McGregor, quando perdeu o cinturão dos peso-pena do UFC.

O troco
Diante de tantas provocações, os brasileiros não deixaram Paul Stenson e o The White Cafe impunes. Os usuários começaram a convocar compatriotas a aceitar o desafio de abaixar a nota do estabelecimento, superando as 14 mil avaliações positivas.

A página de humor Capinaremos convidou seus mais de 250 mil seguidores a aderir à brincadeira. ;Estamos dispostos a bater os 14 mil. Mas ele tira a página do ar várias vezes para tentar nos impedir;, salientou Stella Mayrink, uma das pessoas que toparam o desafio. ;Acho que ele não foi xenófobo. Mas propôs um desafio e nós aceitamos a zoeira;, comlpetou.

Paul Stenson, no entanto, alega que não desativa a página, pois os comentários negativos é que levam o Facebook a suspender o perfil por causa das avaliações negativas. ;Como vocês vão avaliar negativamente uma página que não pode ser acessada? Usem suas cabeças. Vocês me decepcionaram. Por favor, melhorem seu desempenho ou não conseguirão nada além de envergonhar seu país;, rebateu o irlandês.

A reação dos brasileiros à provocação mostrou resultados nesta quinta-feira (25/2). Até o início da tarde, havia mais de 20 mil avaliações negativas (uma estrela) na página do The White Moose no Facebook, contra 4,6 mil positivas (cinco estrelas). Dois dias antes, havia 11,4 mil opiniões favoráveis e apenas 7,2 mil contrárias, quando Stenson provocou: ;Em um país grande como o de vocês? Isso é patético. Se não tiverem 10 mil na próxima hora, perderei todo o respeito por vocês.;

Alô? É do The White Moose?
O contra-ataque brasileiro não se limitou às avaliações no Facebook: eles começaram a ligar insistentemente para o The White Moose. ;Minhas recepcionistas tem recebido várias ligações de brasileiros. Alguns xingam em português, outros tentam xingar em inglês. As mais engraçadas são aquelas que eles apenas respiram profundamente;, ironizou Stenson.

;Tão engraçado que estamos dispostos a premiar o brasileiro que respirar mais profundamente. Nosso número é 0035318383366. Entendemos que alguns de vocês não têm telefone, então nosso Skype é Charleville.Lodge.Hotel;, completou, fornecendo a identificação da conta do próprio hotel no app de chamadas.

Em seguida, Stenson retomou as provocações sobre os erros de inglês e fez trocadilhos com as palavras ;kitchen; e ;chicken;. ;O especial de hoje é um sanduíche de cozinha assada. Ele contém um peito de cozinha completo, que é torrado em nosso novo forno no nosso frango. Este belo sanduíche de cozinha é seu por apenas cinco euros. Descontos especiais para brasileiros;, brincou.

A brincadeira mais recente do irlandês ocorreu na última quarta-feira (24/2), quando o brasileiro André Dal Magro reclamou que o café do The White Moose ;cheira igual a cocô;. Stensou rebateu: ;Eu sei. Ele vem do Brasil;. E publicou que só servirá café colombiano no local, pois nem mesmo os brasileiros gostavam do próprio café.

Ameaças
Alguns brasileiros com ânimos mais exaltados não entenderam a brincadeira e passaram a ameaçar Paul Stenson em sua conta pessoal. Ele então lamentou que as piadas tenham atingido níveis preocupantes. Dados pessoais como endereço e uma foto da carteira de habilitação do irlandês foram disponibilizados no Facebook.

Esta não é a primeira vez que o The White Moose se envolve em polêmica na internet. Em agosto do ano passado, Stenson revoltou veganos ao publicar um comentário no Facebook pedindo para eles não frequentarem o restaurante ;sem antes avisar; e não olhar ;espantados por não haver 50 mil itens no menu compatíveis com os requisitos idiossincráticos de sua dieta;.

Em outubro ele foi além e barrou os veganos no local: "Todos os veganos agora serão barrados em nosso café. Qualquer vegano que tentar entrar será alvejado à queima-roupa. Normalmente, não matamos nossos clientes, mas como vocês dizem que ;carne é assassinato;, então, é justo que matemos animais e também humanos."