Um terremoto de 6,4 graus deixou neste sábado em Taiwan 11 mortos e mais de 400 feridos, além de derrubar vários prédios, um deles de 16 andares, em cujos escombros estavam presas 30 pessoas. O tremor, de 6,4 graus, foi sentido na metade da noite, com intensidade maior na cidade de Tainan, sul, onde 400 mil pessoas ficaram sem abastecimento de água e 2 mil lares continuavam sem eletricidade.
Nesta cidade, um condomínio de 16 andares cheio de famílias que celebrariam o ano-novo chinês caiu, deixando sob os escombros centenas de pessoas. Neste prédio, morreram cinco pessoas, entre elas um bebê de 10 dias. As outras duas vítimas morreram em diferentes partes da cidade.
"Vi como o edifício começou a se mover da esquerda para a direita e de cima para baixo. Depois, começou a cair", relatou, aterrorizado, um sobrevivente, ao canal SET TV. "Havia cheiro de gás e vazava água."Uma mulher contou, entre soluços, que usou um martelo para atravessar a porta de casa, que estava retorcida, e fugir escalando os escombros.
Outro sobrevivente amarrou peças de roupa para improvisar uma corda e descer de seu apartamento, no nono andar, até o sexto andar do prédio, segundo o "Apple Daily". O ministro do Interior, Chen Wei-jen, disse temer que haveria no prédio mais gente do que o habitual, porque muitas famílias se reuniam para a celebração do ano-novo chinês. "Não sabemos exatamente quantas pessoas havia no momento do terremoto."
Estão cadastrados no prédio 256 moradores, em 96 apartamentos. Em um edifício próximo que também desabou, bombeiros resgataram 30 pessoas presas nos escombros. Os socorristas, auxiliados por 800 soldados, já libertaram 250 moradores - 40 deles foram internados - e continuavam as buscas entre os escombros.
Cem pessoas buscaram abrigo em oito centros abertos em Taiwan, enquanto restaurantes e hotéis ofereciam comida e hospedagem para os moradores. A China também ofereceu ajuda. O terremoto foi registrado por volta das 20h GMT desta sexta-feira, 25km ao sul da cidade de Yujing e a 10km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que estimou a magnitude do tremor em 6,4 graus.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico informou não esperar uma onda gigante. Taiwan está perto do ponto de contato de duas placas tectônicas e costuma registrar terremotos com frequência. Em junho de 2013, um tremor de 6,3 graus no centro da ilha deixou quatro mortos e provocou deslizamentos de terra. Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu Taiwan em setembro de 1999, deixando cerca de 2.400 mortos.