Jornal Correio Braziliense

Mundo

Fidel e Mujica falam sobre preocupação com zika vírus em encontro em Havana

Apesar de Cuba e Uruguai não confirmarem casos com a doença, 23 países da América são afetados

O líder cubano Fidel Castro compartilhou com o presidente uruguaio, José Mujica, sua preocupação sobre o vírus zika, que se espalha pela América, durante um encontro celebrado em Havana, revelaram neste sábado veículos oficiais da ilha. Castro, de 89 anos, e Mujica, de 80, falaram sobre a nova ameaça epidemiológica durante a visita iniciada pelo ex-presidente uruguaio esta semana.

Os sites Cubadebate e Rádio Havana informaram sobre o encontro sem informar o dia e publicaram uma foto em que os dois ex-guerrilheiros e ex-dirigentes aparecem sentados conversando. Segundo estas versões, Fidel expressou a Mujica "sua preocupação pela proliferação do vírus zika no mundo".

[SAIBAMAIS]O surto do vírus - que é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue e da chicungunya - poderia causar entre três e quatro milhões de doentes no continente americano, advertiu nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde.

Leia mais notícias em Mundo

Vinte e três países da América confirmaram casos e existe um alarme especial pela possível relação do vírus com casos de microcefalia em fetos. Nem Cuba nem o Uruguai confirmaram pacientes com a doença.

Os líderes octogenários já tinham se encontrado em Havana em julho de 2013 e em janeiro de 2014. Antes da publicação deste sábado, a imagem mais recente de Fidel Castro remontava a setembro de 2015, quando se reuniu com o papa Francisco durante sua visita a Cuba.