Mais de 9,7 milhões de eleitores portugueses devem comparecer neste domingo (24/1) às urnas para eleger o presidente que irá substituir Cavaco Silva. Dez candidatos concorrem ao cargo, um recorde na história das eleições do país.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50% dos votos será eleito em primeiro turno. Caso contrário, os eleitores voltam às urnas para o segundo turno entre os dois candidatos mais votados no dia 14 de fevereiro.
As urnas fecham às 19h (horário local) - nos Açores, a abertura e o fechamento das urnas ocorre com a diferença de uma hora a mais.
Leia mais notícias em Mundo
Os dez candidatos aparecem na cédula de votação na seguinte ordem: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva (Tino de Rans), Marisa Matias, Maria de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Morais.
As eleições contam com 85,3 mil eleitores a mais do que em 2011. Há quatro anos, Cavaco Silva foi reconduzido ao cargo de chefe de Estado no primeiro turno, com 53,14% dos votos.