O Irã vai comprar 114 aeronaves civis do Airbus Group, informou neste sábado o ministro dos Transportes do país, Abbas Akhoundi. O anuncio foi feito após os EUA e a União Europeia suspenderem as sanções econômicas contra a república islâmica.
Teerã sinalizou durante os últimos meses a intenção de comprar os aviões depois de acertar o acordo para a suspensão das atividades nucleares com o grupo P5%2b1 (EUA, China, Reino Unido, França, Rússia e Alemanha).
As companhias aéreas iranianas têm sido alvo de sanções por décadas, contribuindo para o mau estado de conservação da frota do país, embora nos últimos meses os EUA têm permitido a venda de algumas peças de aeronaves e documentos de treinamento.
A União Europeia, citando preocupações de segurança, também impôs limites à aterrissagem de aviões iranianos dentro de suas fronteiras.
A compra dos aviões seria o primeiro passo para uma reforma da companhia Iran Air, permitindo que a empresa triplique a sua frota.
O acordo nuclear prevê, em troca, o fim das sanções econômicas contra a república islâmica e a devolução de US$ 100 bilhões em ativos congelados no exterior.