Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tiroteio com tomada de reféns em shopping de Bagdá deixa ao menos 12 mortos

Segundo uma fonte do ministério do Interior, um número indeterminado de homens armados abriram fogo na rua após a explosão do carro-bomba e enfrentaram brevemente as forças de segurança antes de entrar no prédio

Bagdá, Iraque - Homens armados detonaram nesta segunda-feira (11/1) um carro-bomba e abriram fogo em um bairro de Bagdá, antes de fazer reféns em um shopping, matando ao menos 12 pessoas, segundo a polícia. O ataque terminou no início da noite, horário local. "As forças de segurança têm o controle total a partir de agora. Os agressores foram mortos, e os reféns, libertados", declarou uma autoridade da Polícia local.

Os atacantes seguem dentro do shopping, localizado no bairro de Al-Jadida, a leste da capital, de acordo com um coronel da polícia, que indicou que eles poderiam portar cintos de explosivos.

Leia mais notícias em Mundo

Uma fonte médica confirmou oito mortos inicialmente, acrescentando que também foram registrados ao menos catorze feridos neste ataque.

Este shopping center ocupa um edifício de quatro a cinco andares em um bairro muito agitado do leste da capital, com população de maioria xiita.

Segundo uma fonte do ministério do Interior, um número indeterminado de homens armados abriram fogo na rua após a explosão do carro-bomba e enfrentaram brevemente as forças de segurança antes de entrar no prédio.

"Eles controlam o shopping por completo e têm homens deslocados no teto" do edifício, declarou a fonte.

O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindica regularmente os atentados em Bagdá contra civis xiitas, comunidade majoritária no Iraque a que considera herege. O EI controla vastos territórios no país, a oeste e norte de Bagdá, após uma ofensiva lançada em 2014.