As últimas imagens feitas pela sonda New Horizons, da Nasa, tem intrigado especialistas da agência espacial americana. As fotos em alta resolução captadas pela espaçonave e divulgadas na quinta-feira (7/1) mostram um objeto semelhante ao um caracol andando na esburacada superfície do planeta anão.
Os especialistas da Nasa acreditam que se trata de um ;bloco de gelo sujo; flutuando sobre nitrogênio sólido mais denso, segundo informações do diário britânico Daily Mail. As imagens mostram também milhares de poços na superfície, que seriam causados por sublimação ; mudança de um elemento do estado sólido diretamente para o gasoso.
Os pesquisadores creem que o estranho padrão da superfície é formado pela convecção, assim que o nitrogênio parcialmente congelado carrega gelo quente sobre a camada de Plutão, onde se evapora. O nitrogênio líquido pode fluir por baixo das planícies, emergindo em rios e movendo as geleiras acima.
Enviada à Terra em 24 de dezembro, a foto é classificada como a vista de ;maior resolução de Plutão;, localizada em uma área informalmente chamada de Sputnik Planum, planície gelada que forma a parte esquerda do planeta anão. A região está em uma elevação mais baixa do que a maior parte do local ao redor, mas não é totalmente plana.