Seul, Coreia do Sul - A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (6/1) seu primeiro teste bem sucedido com bomba de hidrogênio, que utilizou um dispositivo "miniaturizado", o que marca um avanço importante em seu programa nuclear. "O primeiro teste com bomba de hidrogênio da República foi realizado com sucesso às 10h local (23h30 Brasília) de 6 de janeiro de 2016, como base na determinação estratégica do Partido dos Trabalhadores" no poder, anunciou a TV estatal norte-coreana.
[SAIBAMAIS]Segundo Pyongyang, a bomba de hidrogênio testada era um dispositivo "miniaturizado". O teste surpresa da bomba H foi autorizado pessoalmente pelo máximo líder norte-coreano, Kim Jong-Un, exatamente dois dias antes do seu aniversário, anunciou a TV estatal. A bomba de hidrogênio ou termonuclear utiliza a fusão do átomo em cadeia e provoca uma explosão mais potente que a chamada bomba atômica, que utiliza a fissão nuclear.
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, qualificou o teste de "grave desafio" e "ameaça séria" à região. O anúncio de Pyongyang foi precedido por um tremor de 5,1 graus de magnitude na zona de um sítio de testes nucleares da Coreia do Norte, registrado pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro do tremor foi situado a cerca de 50 km de Kilju, na mesma zona onde se encontram as instalações nucleares norte-coreanas. O Bureau Sismológico da China também registrou o tremor, atribuído a um "possível teste nuclear" da Coreia do Norte.
O ministério sul-coreano da Defesa declarou que avalia as informações e o ministro das Relações Exteriores, Yun Byung-Se, convocou uma reunião de emergência. A Coreia do Norte já realizou ao menos três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013, todos no sítio de Punggye-ri.