A cidade de Bruxelas decidiu cancelar os fogos artificiais e as festividades de ano-novo previstas para quinta-feira (31/12) à meia-noite no centro da capital por razões de segurança, diante da ameaça de possíveis atentados, anunciou o prefeito Yvan Mayeur à rede de tevê local nesta quarta-feira (30/12).
[SAIBAMAIS]"Infelizmente, os fogos de artifício, assim como tudo o que estava previsto para amanhã (quinta-feira) à noite, concentraria um público muito grande no centro de Bruxelas, e nos vimos obrigados a cancelar, tendo em conta a análise realizada pelo centro de crise", declarou Mayeur às câmaras da rede de tevê pública La Une, para quem a situação atual não permite garantir o controle sobre todos os que vão assistir ao espetáculo.
Bruxelas é sede de instituições europeias e da Otan, e desde o final de novembro está no "nível 3 de alerta terrorista", um grau abaixo do nível máximo, que corresponde a uma "ameaça possível e verossímil". A capital belga viveu durante seis dias no nível 4, após os ataques de 13 de novembro em Paris. Em 2014, cerca de 100 mil pessoas assistiram as celebrações de ano-novo na praça de Brouck;re, no centro.