O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) é o "Herodes atual" e "ameaça erradicar os cristãos" no Oriente Médio, indicou o arcebispo de Canterbury, Justin Welbey, chefe espiritual dos 80 milhões de anglicanos no mundo, em seu sermão de Natal nesta sexta-feira.
[SAIBAMAIS]"A todos os que estão - ou estiveram - desumanizados pela tirania e pela crueldade de um Herodes ou de um EI, o Herodes de hoje, o julgamento de Deus chega como uma boa notícia, já que promete justiça", declarou o arcebispo, em referência ao rei da Judeia, descrito pela Bíblia como um tirano cruel e assassino de crianças.
Leia mais notícias em Mundo
Os jihadistas do EI "odeiam a diferença, venha de muçulmanos que pensam diferente, de yazidis ou de cristãos. Por culpa deles, os cristãos estão ameaçados de ser erradicados da região onde a fé cristã nasceu", acrescentou na catedral de Canterbury, no sudeste da Inglaterra.
Justin Welby, referindo-se a um "falso Apocalipse", declarou que os jihadistas do EI, "usando uma força feroz e de uma crueldade indescritível, parecem (...) convencidos de que a guerra assim desencadeada confirma efetivamente a chegada do fim dos tempos". A expansão da organização jihadista no Iraque e na Síria levou à fuga maciça de um grande número de comunidades minoritárias, tanto cristãs quanto yazidis.