Jornal Correio Braziliense

Mundo

França e Rússia reforçarão troca de informações de inteligência sobre Síria

Segundo o ministério francês, França e Rússia concordaram em "reforçar as trocas de informação" sobre combatentes estrangeiros presentes em território sírio

Moscou, Rússia - A Rússia e a França concordaram em intensificar seus esforços para trocar informações de inteligência sobre a Síria no âmbito de uma cooperação militar entre os dois países.

"Concordamos em fortalecer nosso intercâmbio de informações, tanto sobre bombardeios e a localização dos diferentes grupos (de combate na Síria)", informou o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, após conversar com o colega russo, Sergei Shoigu.



"Nossos serviços de inteligência fortalecerão os laços já existentes, que requerem um aumento da cooperação", acrescentou.

"Concretamente, isto se traduz em uma aproximação dos nossos serviços de inteligência militar (...) Podemos, com uma forte confiança, estabelecer uma eficácia maior", acrescentou, indicado que estes laços já existem, mas requerem mais cooperação.

Segundo o ministério francês, França e Rússia concordaram em "reforçar as trocas de informação" sobre combatentes estrangeiros presentes em território sírio.

"Não é se aliar, é coordenar. Há um inimigo maior, que é o Daesh" [acrônimo em árabe do grupo Estado Islâmico, EI], acrescentou Le Drian, destacando ter se reunido com Serguei Choigu só para abordar as "modalidades militares" do conflito na Síria.

Sem dar mais detalhes, disse que foi criado um "método para identificar o estado (militar) do Daesh e dos grupos que reivindicam o terrorismo".