Sydney, Austrália - Dois jovens de 20 e 15 anos foram detidos nesta quinta-feira (10/12) em suas residências em Sydney e indiciados durante uma operação antiterrorista que investigava um plano de atentado contra um prédio do governo, anunciou a polícia.
[SAIBAMAIS]As duas detenções foram efetuadas com base em indícios obtidos em uma operação realizada em dezembro de 2014, que terminou com 15 pessoas detidas. Eles foram acusados de "complô para preparar um ato terrorista", segundo a polícia. Outras três pessoas já detidas devem receber acusações similares.
As detenções aconteceram como parte da operação Appleby, uma investigação sobre suspeitos de envolvimento em atos ou projetos terroristas na Austrália, viagens à Síria ou Iraque e financiamento de organizações terroristas.
Quatro pessoas foram detidas em outubro após o assassinato de um policial, incluindo o suposto autor do crime, Farhad Jabar, de 15 anos. O governo anunciou que desbaratou seis projetos de atentados de muçulmanos radicalizados desde o início do ano.
No entanto, o país registrou ataques, incluindo uma tomada de reféns em dezembro do ano passado que durou 17 horas em um café de Sydney e terminou com a morte de duas vítimas e do autor do sequestro, um desequilibrado de origem iraniana que parecia inspirado pelo jihadismo.