Islamabad, Paquistão - Índia e Paquistão concordaram, nesta quarta-feira (, em retomar os diálogos sobre o processo de paz, segundo indicaram em comunicado comum.
Esta decisão, que traz a possibilidade de uma possível aproximação entre as duas potências nucleares, foi anunciada após um encontro em Islamabad entre a chanceler indiana, Sushma Swaraj, e o conselheiro paquistanês de Relações Exteriores, Sartaj Aziz.
"Os dois Estados acordaram em retomar as conversações suspensas. Os chefes da diplomacia de ambos os países se reunirão e fixarão o calendário para os encontros", afirma o documento.
Segundo o comunicado comum, o diálogo abordará a paz, a segurança e os territórios que ambos os país disputam, incluindo a Caxemira, que provocou duas guerras entre Índia e Paquistão desde sua independência em 1947.
Leia mais notícias em Mundo
A Índia suspendeu o processo de negociações com o Paquistão após uma série de atentados perpetrados por um grupo islamita contra hotéis e lugares públicos na cidade de Mumbai em novembro de 2008, que provocaram a morte de 166 pessoas.
A investigação concluiu que os ataques foram planejados no Paquistão.
Os dois Estados já tentaram restabelecer, em 2011, o diálogo interrompido em 2008 após esses atentados, mas suas relações foram se tornando cada vez mais tensas nos últimos anos e uma série de bombardeios dos dois lado da fronteira da Caxemira causou dezenas de mortes desde 2014.
Um breve encontro entre o primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, e seu homólogo indiano, Narendra Modi, à margem da Conferência de Paris sobre o Clima em 30 de novembro, parece ter quebrado o gelo entre os dois países.
Os conselheiros de segurança indiano e paquistanês se reuniram no último domingo em Bangcoc.