Ancara, Turquia - A Turquia pediu, nesta quarta-feira (9/12), a seus cidadãos que estão no Iraque que saiam do território, salvo algumas províncias da região curda, argumentando sobre riscos de segurança, em comunicado do ministério de Relações Exteriores.
"O nível de nossa advertência aos viajantes se amplia a todas as províncias (iraquianas), exceto (as de) Dohuk, Arbil e Sulaimaniyah", situadas na região curda do norte do país, indicou o ministério.
"Recomendamos seriamente àqueles cuja estada não é necessária que abandonem essas províncias o quanto antes", acrescentou.
As autoridades do país alegam que aumentou o número de ameaças contra empresas turcas e as declarações que incitam "a violência, o terror e os sequestros".
As relações entre Ancara e Bagdá estão tensas desde que a Turquia deslocou centenas de soldados e tanques para Bashiga, na região iraquiana de Mosul (norte) para, segundo ela, treinar tropar iraquianas para lutar contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI).
O presidente do Curdistão iraquiano, Masud Barzani, estava na Turquia, nesta quarta-feira, onde iria se reunir com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan e o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu.