Jornal Correio Braziliense

Mundo

Nações Unidas pedem US$ 20 bilhões para ajudar países em crise

Os conflitos na Síria, Iraque, Sudão do Sul e Iêmen são as crises que mais recursos receberão em 2016, afirmou ONU

A ONU pediu nesta segunda-feira (7/12) a seus países membros 20,1 bilhões de dólares para ajudar cerca de 87 milhões de pessoas afetadas por 27 crises que envolvem 37 países em todo o mundo. "Este pedido de fundos é o mais importantes jamais feito", afirmou Stephen O;Brien, secretário-geral adjunto das Nações Unidas.

O;Brien, coordenador de assuntos humanitários e ajuda de emergência, destacou que o pedido representa o quíntuplo da quantia que a ONU pedia há dez anos. "O sofrimento no mundo alcançou níveis insólitos em uma geração. Os conflitos e os desastres levaram milhões de crianças, mulheres e homens a situação de sobrevivência. Eles precisam de ajuda desesperadamente", declarou ante a imprensa.


Os conflitos na Síria, Iraque, Sudão do Sul e Iêmen são as crises que mais recursos receberão em 2016, afirmou ONU. "Os movimentos em massa da população, sejam de refugiados ou deslocados internos, se converteram na nova realidade do século XXI", declarou o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, António Guterres.

Em 2015, as ONGs vão terminar o ano com um déficit de financiamento de 10,2 bilhões de dólares, o mais já registrado até o momento.