Jornal Correio Braziliense

Mundo

Sandra cai para furacão 2 a caminho do litoral mexicano

No início da tarde, o furacão se localizava a 415 km sul-sudeste do balneário de Cabo San Lucas, em Baja California Sur (noroeste), e se deslocava a 19 km/hora, com ventos de 160 km/h e rajadas de 180 km/h

México, México - O furacão Sandra caiu nesta sexta-feira para a categoria 2 em seu caminho para o litoral noroeste do México, onde poderá chegar em terra como tempestade tropical, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

No início da tarde, o furacão se localizava a 415 km sul-sudeste do balneário de Cabo San Lucas, em Baja California Sur (noroeste), e se deslocava a 19 km/hora, com ventos de 160 km/h e rajadas de 180 km/h.

Na madrugada de quinta, Sandra havia ganhado força, com ventos firmes de 230 km/h e rajadas de até 280 km/h por hora, segundo o (SMN).

O ciclone tornou-se o furacão mais potente que se formou no Pacífico Norte nesta época do ano, superando assim o furacão Winnie de dezembro de 1983, que até agora detinha o recorde.

A temporada de furacões do Pacífico, que oficialmente termina no final de novembro, registrou tempestades, das quais 13 chegaram a ser furacões.

Desses furacões, nove alcançaram o status de "grande furacão", número nunca antes registrado em um único ano.

Esta temporada já havia observado outro recorde: Patricia, em outubro, tornou-se um dos furacões mais poderosos da história da meteorologia.

O furacão atingiu a costa mexicana em outubro como categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, e embora tenha destruído dezenas de casas, não causou perdas humanas.