Estocolmo, Suécia - Um iraquiano que passou pela Síria, suspeito de planejar um atentado e que era procurado há dois dias pela polícia sueca, foi preso nesta quinta-feira, anunciaram os serviços de segurança do reino. Mutar Muthanna Majid foi detido durante uma ação da polícia em Boliden, cidade do nordeste do país.
A operação foi lançada no final da tarde contra um centro de requerentes de asilo. Em uma declaração escrita, o primeiro-ministro Stefan L;fvén elogiou a "rapidez com qual ele foi localizado e preso".
Visado por um mandado de prisão por planejar um atentado terrorista, Mutar Muthanna Majid, de 25 anos, será ouvido ainda esta noite.
A Suécia aumentou nesta quarta-feira seu nível de ameaça terrorista para "elevado", nível quatro sobre uma escala de cinco, a partir dos dados recolhidos pelo Centro Internacional de Avaliação de Ameaça Terrorista (NCT), que reúne especialistas de vários departamentos.
O grupo jihadista Estado Islâmico "considera a Suécia como um alvo legítimo", destacou o diretor do NCT, Mats Sandberg, nesta coletiva de imprensa.