Tegucigalpa, Honduras - As autoridades hondurenhas capturaram cinco sírios que tentavam viajar aos Estados Unidos com passaportes que foram reportados como roubados na Grécia, informou nesta quarta-feira o porta-voz da polícia de investigação, Aníbal Baca.
"Foram detidos cinco cidadãos sírios que serão levados aos nossos escritórios para ser investigados (porque) se supõe que eles traziam documentação falsa, passaportes roubados na Grécia", declarou Baca a veículos locais. Ele disse que os sírios, todos jovens, foram detidos na terça-feira no aeroporto Toncontín da capital.
Os cinco jovens estavam em trânsito até San Pedro Sula (norte), a segunda cidade de Honduras, para seguir dali aos Estados Unidos, acrescentou o porta-voz.
Baca esclareceu à AFP que os sírios tinham planejado viajar ilegalmente por terra aos Estados Unidos, atravessando a Guatemala e o México porque não tinham visto.
Ele informou que os cinco saíram da Síria e fizeram escalas em Líbano, Brasil, Argentina e Costa Rica antes de chegar a Honduras.
Segundo o porta-voz, os sírios foram detectados pela segurança do aeroporto da capital e postos em uma cela da polícia de imigração.
"Eles serão apresentados à procuradoria (acusados) pelos crimes de falsificação de documentos, posteriormente vai se verificar, através das coordenações feitas pelo escritório da Interpol (polícia internacional) com outros países, especialmente com Atenas, Grécia, que é onde eles vêm", anunciou Baca.
"Não estamos dizendo que são terroristas, senão que estão sendo investigados por usar passaportes falsificados; poderiam ser pessoas que fogem da guerra e é isto que vai ser investigado", disse Baca à AFP.
Na segunda-feira passada, o porta-voz da Força de Segurança Interinstitucional, tenente-coronel Santos Nolasco, anunciou que as autoridades hondurenhas estavam reforçando as medidas de segurança em portos e aeroportos preventivamente, depois dos atentados na França.