A polícia sueca busca "ativamente" um suspeito de planejar "um ato terrorista" no país, onde o nível de alerta foi aumentado, anunciaram nesta quarta-feira (18/11) os serviços de segurança.
Este homem, cuja identidade não foi revelada, é alvo de um "mandado de prisão como parte de uma investigação aberta por preparação de ato terrorista", informou o chefe dos serviços de espionagem interior e antiterrorismo, Anders Thornberg, em coletiva de imprensa.
O homem está sendo procurado por sua atividade na Suécia. Até o momento não foi possível estabelecer nenhuma relação com os atentados de 13 de novembro em Paris, completou Thornberg. O funcionário se recusou a confirmar as informações da imprensa, segundo as quais trata-se de um iraquiano formado militarmente na Síria.
A Suécia aumentou nesta quarta-feira seu nível de ameaça terrorista para "elevado", nível quatro sobre uma escala de cinco, a partir dos dados recolhidos pelo Centro Internacional de Avaliação de Ameaça Terrorista (NCT), que reúne especialistas de vários departamentos.
O grupo jihadista Estado Islâmico "considera a Suécia como um alvo legítimo", destacou o diretor do NCT, Mats Sandberg, nesta coletiva de imprensa.