Jornal Correio Braziliense

Mundo

Abdelhamid Abaaoud é o provável autor intelectual dos atentados de Paris

A justiça suspeita que ele tenha instigado um jihadista francês preso em 11 de agosto em seu retorno da Síria a atacar 'um alvo fácil', como uma casa de shows

Bélgica - O belga Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser o instigador dos ataques de sexta-feira em Paris, é um jihadista de 28 anos, membro ativo do grupo Estado Islâmico (EI), que escapa das forças de segurança europeia há vários anos. No entanto, a polícia francesa o teria localizado em um subúrbio ao norte de Paris, onde iniciou uma grande operação nesta quarta-feira para tentar deter Abaaoud.



Abaaoud não estava no local. Mas no início de fevereiro, ele reivindicou em uma entrevista à revista do Estado Islâmico, que "planejou" estes ataques frustrados. "Finalmente conseguimos chegar na Bélgica. Conseguimos armas e um esconderijo, enquanto planejamos operações contra os ;cruzados", havia dito.

Mapa interativo mostra terror na França. Veja:

[VIDEO1]

Segundo a imprensa belga, Abaaoud chegou a ser localizado na Grécia de onde se comunicava com os dois jihadistas mortos em Verviers. A polícia grega não conseguiu prendê-lo durante uma operação em Atenas. "Consegui sair e retornar a El Sham (que em árabe significa Grande Síria, ou a sua capital Damasco), apesar da vigilância de muitos serviços secretos", comemorou na revista.

A justiça suspeita que ele tenha instigado um jihadista francês preso em 11 de agosto em seu retorno da Síria a atacar "um alvo fácil", como uma casa de shows. Em julho, ele foi condenado, em Bruxelas, à revelia, a 20 anos de prisão por recrutamento de jihadistas belgas para a Síria.

[FOTO594493]