Jornal Correio Braziliense

Mundo

Anonymous: 'derrubamos 5,5 mil contas do Estado Islâmico no Twitter'

Grupo de hackers afirmou também que vai executar "ataques cibernéticos massivos" e reforçou a declaração de guerra contra o EI

[VIDEO1]

O grupo de hackers Anonymous afirmou, nesta terça-feira (17/11), que derrubou 5,5 mil contas do Estado Islâmico no Twitter. A ação ocorreu um dia após a equipe declarar guerra aos extremistas, motivada pelos ataques terroristas em Paris, na última sexta-feira (13/11). Os jihadistas assumiram autoria dos bombardeios e tiroteios na capital francesa, que culminaram na morte de cerca de 130 pessoas e 350 feridas.

[VIDEO2]

O Anonymous anunciou a ação na rede social e publicou, no último sábado (14/11), um vídeo no YouTube (assista acima). Na filmagem, um homem usando uma máscara de Guy Fawkes ; soldado inglês do século 17 que se tornou símbolo de rebelião ; avisa, em francês, que o grupo lançará a maior operação já vista. "Esperem ataques cibernéticos massivos. A guerra está declarada. Preparem-se".

No vídeo, o mascarado afirma também que "os franceses são mais fortes do que vocês pensam e vão sair desta atrocidade ainda mais fortalecidos". O Anonymous demonstrou condolências às famílias das vítimas.

;Nossa capacidade de derrubar Estado Islâmico é resultado direto do nosso sofisticado coletivo de hackers, exploradores de dados e espiões que temos em todo o mundo. Temos pessoas muito, muito perto do EI, o que torna a coleta de informações, e outras atividades relacionadas, muito fácil para nós;, disse Alex Poucher, porta-voz do Anonymous, à agência de notícias russa RT.

"Eles (EI) escolheram uma briga com Anonymous quando atacaram Paris, e agora devem esperar por nós", comentou Poucher, acrescentando que o grupo "não vai sentar e assistir estes ataques terroristas se desdobrarem ao redor do mundo".