Jornal Correio Braziliense

Mundo

Organização que espalha terror no mundo controla regiões da Síria; entenda



De acordo com Gambhir, vários membros do EI estão há um ano tentando atacar a Europa. "Por isto, os atentados de Paris representam o êxito dos esforços e não um ato isolado, que teria exigido a permissão especial de Baghdadi".

Como o EI recruta seus combatentes?

O EI usa um complexo aparato de propaganda para produzir vídeos, fotos e comunicados sobre suas atividades, incluindo execuções em massa, para atrair novos membros. Mas para atentados como os de Paris são necessárias pessoas com contatos na Europa, segundo os especialistas.

"É provável que tenham escolhido membros estrangeiros na Europa para os atentados de Paris porque têm contatos com redes radicais e criminosas em seus países de origem", segundo Gambhir. "Estas redes os ajudam a conseguir armas e na logística necessária para uma operação como a de Paris".

Como o EI consegue financiamento?

Nos territórios que controla no Iraque e na Síria, o EI se financia com o contrabando de petróleo, extorsão, sequestros e venda de antiguidades roubadas. Mas para as operações no exterior, o financiamento é independente, embora o EI contribua com recursos.

"O EI controla vastos territórios e por isto pode fazer tudo o que deseja, como cobrar impostos das pessoas, no sentido literal, mas também de formas que são mais extorsão, assim como executar todo tipo de atividades criminosa", explica Matthew Levitt, ex-assistente do Departamento do Tesouro americano, que integra o Washington Institute.

"Mas o tipo de operação que vimos em Paris provavelmente é financiada de maneira independente, graças à atividade criminosa", afirma.

Quanto custam os atentados?

Segundo os analistas, cometer atentados não é excessivamente caro, sobretudo comparado ao custo para evitar os ataques. O valor depende de quantas pessoas participam e ajudam na execução. "Não estamos falando de muito dinheito, estas coisas são baratas", explica Levitt, segundo o qual os ataques de Paris podem ter custado menos de 50.000 dólares.