Jornal Correio Braziliense

Mundo

Imprensa francesa destaca 'Guerra em Paris' e convoca população à reação

Ao menos 128 pessoas morreram na noite de sexta-feira em Paris em uma série de ataques terroristas

Paris, França - "Guerra em Paris", destacou a imprensa francesa na manhã deste sábado (14/11), convocando a população a "enfrentar" a situação após a onda de atentados que sacudiu a capital francesa. A manchete do Le Figaro era "A Guerra em plena Paris", na mesma linha do Le Parisien/Aujourd;hui en France, que estampou: "Desta vez, é a guerra".

[SAIBAMAIS]"A barbárie terrorista superou uma etapa histórica", escreveu o diretor do jornal Libération, Laurent Joffrin. "É impossível não ligar estes eventos sangrentos aos combates que ocorrem no Oriente Médio. A França tem seu papel e deve prosseguir com suas ações sem pestanejar".



Para o l;Est républicain, "a ameaça terrorista chegou ao solo francês e agora há um estado de guerra permanente", enquanto a manchete do jornal esportivo L;Equipe foi "O Horror". "Nós éramos Charlie, agora somos Paris" - escreveu o République des Pyrénées.

Ao menos 128 pessoas morreram na noite de sexta-feira em Paris em uma série de ataques terroristas, que incluiu uma chacina em uma casa de espetáculos e outros cinco atentados nas imediações do Stade de France. O presidente francês, François Hollande, decretou estado de emergência, anunciou o fechamento das fronteiras do país e mobilizou reforços militares para enfrentar os "ataques terroristas sem precedentes".