Jornal Correio Braziliense

Mundo

Polícia italiana anuncia operação na Europa contra grupo jihadista

As ordens de prisão dizem respeito a 17 pessoas, entre elas seis detidas na Itália, quatro na Grã-Bretanha, e três na Noruega

A polícia italiana anunciou nesta quinta-feira (12/11) uma operação contra um grupo jihadista europeu que planejava ações para tentar conseguir a libertação de seu chefe detido na Noruega. As ordens de prisão dizem respeito a 17 pessoas, entre elas seis detidas na Itália, quatro na Grã-Bretanha, e três na Noruega.

Outras pessoas viajaram ao Iraque e à Síria para lutar junto a grupos jihadistas. Segundo os investigadores, todos são discípulos de Najmuddin Ahmad Faraj, chamado mulá Krekar, um pregador fundamentalista curdo iraquiano de 59 anos instalado na Noruega desde 1991.

"A importância desta operação é a de ter desmantelado uma célula integrada que incluía a Itália, e também Reino Unido, Noruega, Finlândia, Suíça e Alemanha", afirmou à imprensa o comandante Giovanni Governale, do grupo de operações especiais (ROS) dos carabineiros italianos.



A rede se comunicava através de plataformas pouco conhecidas na internet e que as autoridades conseguiram interceptar para impedir assim o "processo de recrutamento e envio de combatentes ao exterior". Segundo Governale, o grupo queria continuar enviando combatentes ao exterior e queria cometer atentados, em particular para tentar libertar seu chefe.

Na Noruega, o mulá Krekar é considerado uma ameaça para a segurança nacional e, em 2003, foi decretada sua expulsão,que ainda não foi executada por falta de garantias sobre sua segurança no Iraque, onde está condenado à morte.