O presidente russo, Vladimir Putin, estará em 30 de novembro em Paris na abertura da grande conferência mundial sobre o clima, anunciou neste domingo (8/11) o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius.
"O primeiro dia estará reservado aos chefes de Estado e de Governo. Já temos mais de 100 respostas positivas e devem discursar o presidente dos Estados Unidos, o presidente da China, o presidente da Rússia, o primeiro-ministro da Índia, com certeza o secretário-geral das Nações Unidas, o presidente francês e muitos mais", disse o chanceler.
A conferência mundial sobre o clima, de 30 de novembro a 11 de dezembro, pretende concluir um acordo mundial contra o aquecimento global. Para evitar o fracasso da conferência de Copenhague de 2009, os líderes mundiais decidiram comparecer ao dia de abertura.
Leia mais notícias em Mundo
O presidente americano Barack Obama confirmou na sexta-feira sua presença. Sou de um otimismo ativo, temos que ter sucesso", declarou Fabius a respeito da reunião.
Mais de 60 ministros estão reunidos em Paris para uma ;pré-COP21; a partir deste domingo, e até terça-feira, para acelerar as negociações e facilitar um acordo.
[SAIBAMAIS]