O primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou na quinta-feira (5/11) à noite que, como prometido durante a campanha eleitoral, o Canadá receberá 25.000 refugiados sírios até o fim do ano. "O objetivo continua sendo ter 25.000 refugiados sírios aqui no Canadá antes de 1; de janeiro", afirmou Trudeau em sua primeira entrevista depois de assumir o cargo na quarta-feira.
Para alcançar o objetivo em um tempo curto, "mobilizamos vários ministérios e precisamos de sócios nas províncias e municípios", completou. "Os canadenses querem uma ação de maneira responsável e reflexiva. Eles fizeram a opção de me conceder um mandato de abertura e de responsabilidade para que o país se comprometa seriamente no cenário internacional".
A recepção de 25.000 refugiados não é a parte mais difícil, disse o premier, que recordou a missão de "dar a possibilidade de que tenham sucesso com suas famílias" para que isto beneficie a "comunidade" e todo o país, "tal como fizeram todas as ondas de imigrantes e refugiados precedentes".